sábado, 3 de março de 2018

Via das pentoses fosfato – considerações gerais

A via das pentoses fosfato, também chamada de via do gluconato, é uma via metabólica que ocorre no citosol. Trata-se de uma via catabólica que utiliza glucose como substrato mas que não tem como objetivo a obtenção de energia química sob a forma de ATP. O facto de não originar energia química não significa que não é uma via catabólica, pois existem outras formas de obter energia que não passam obrigatoriamente pela energia química “tradicional”, ou seja, os nucleótidos trifosfato. Convém não esquecer que o catabolismo é um processo oxidativo, que permite a obtenção de energia sob a forma de transportadores eletrónicos na forma reduzida (os mais conhecidos são o NADH, FADH2 e NADPH). Além disso, não é por não originar ATP que a via das pentoses fosfato não é muito importante, pois no fígado, por exemplo, que é um órgão com um metabolismo muito ativo, em média 1/3 da glucose utilizada é processada através desta via metabólica.
Os principais produtos da via das pentoses fosfato são a ribose-5-fosfato (daí a via ser chamada de via das pentoses fosfato) e o NADPH. A primeira molécula é essencialmente importante para a síntese de nucleótidos e desorribonucleótidos, pois a desoxirribose é produzida a partir da ribose. Neste contexto, é importante destacar que a única fonte de ribose no nosso organismo é mesmo a via das pentoses! Quanto ao NADPH, é particularmente importante para as vias anabólicas e, em mais detalhe, para o anabolismo dos lípidos (ácidos gordos e colesterol). Além disso, é também muito importante como defesa antioxidante indireta (em breve irei escrever um post sobre este assunto). No caso do NADPH, apesar de a via das pentoses não ser a única forma de as nossas células o obterem, essa é, de longe a principal forma.
Uma vez que os principais produtos da via das pentoses são a ribose e o NADPH, trata-se de uma via metabólica muito importante em células que necessitam de grandes quantidades de nucleótidos (células em proliferação ou células que têm grandes necessidades de energia e, por isso, precisam de grandes quantidades de nucleótidos, por exemplo) e em células com elevada síntese lipídica.
Uma das principais características da via das pentoses fosfato é o facto de estar dividida em duas partes, a parte oxidativa e a parte não oxidativa. A parte oxidativa é irreversível, e serve essencialmente para se produzir 1 molécula de ribose-5-fosfato e 2 moléculas de NADPH a partir de 1 glucose. A parte não oxidativa é reversível e, por isso, pode ocorrer nos 2 sentidos. No sentido direto serve para converter a ribose em frutose-6-fosfato e gliceraldeído-3-fosfato (intermediários da glicólise e da gluconeogénese), enquanto que no sentido inverso serve para se produzir ribose a partir dessas moléculas.

As duas partes da via das pentoses fosfato são independentes uma da outra, ou seja, pode ocorrer apenas uma delas ou ambas. Além disso, como a parte não oxidativa é reversível, pode funcionar nos dois sentidos. Somando isto tudo, existem 3 formas diferentes da via das pentoses estar a funcionar nas nossas células (em breve irei escrever um post com informação mais detalhada sobre esse assunto…). Em última instância, o que vai determinar de que forma é que a via das pentoses fosfato funciona num determinado momento são as necessidades da célula obter NADPH, ribose-5-fosfato e ATP (apesar da via das pentoses fosfato não originar ATP, consome combustível metabólico, pelo que o direcionamento da glucose para esta via estará sempre condicionado pelas necessidades energéticas da célula).
.

Sem comentários:

Enviar um comentário